Um percurso desafiante, direcionado para estreantes ou menos experientes na modalidade. Além das subidas e descidas de moderada exigência, também tem zonas bastante rolantes.

Os atletas começam por subir até à Igreja Matriz. Passam a igreja e começam a descida até ao Pego. Atravessam o Pego para a encosta contrária e sobem até avistarem a Albufeira de Penha Garcia. Deixando a Albufeira do seu lado esquerdo entram pelos caminhos mais a Norte de Penha Garcia através de uma subida exigente. Após a subida onde se avistam os vales em redor da vila, voltam a descer desta vez entrando para a margem da Albufeira da Barragem de Penha Garcia. 

 

 Atravessando a Albufeira seguem-se os trilhos e os caminhos de terra a Este de Penha Garcia, pela base da serra, até começar a difícil subida ao Marco Geodésico.
 

Contempladas as vistas, a Sul Monsanto, a Norte Espanha, segue-se em direção à Rota dos Fósseis e dos seus moinhos de água.

 

Após a Rota dos Fósseis inicia-se a subida ao Castelo que promete ser dura… Feita a “conquista” do Castelo segue-se uma última descida pela vila, no meio das casas e ruelas antigas, até à meta e… “Parabéns” superaste o nosso desafio!



Fotos cedidas pelo Espírito Inquieto Outdoor